Tipos de Empresas
- Empresas públicas. Empresas públicas são aquelas que pertencem ao setor público de cada Estado, administração central ou local. Eles podem vender suas ações em bolsa para pessoas físicas, mas continuarão a ser considerados públicos enquanto 51% de suas ações permanecerem em poder do setor público. O principal objetivo deste tipo de empresa é gerar o interesse geral da comunidade específica da qual faz parte. O Estado decide começar pela empresa e deve estabelecer os seus objetivos e depois controlar a sua atividade.
- Empresas privadas. Já as empresas privadas são aquelas administradas por particulares. Além disso, as ações dessas empresas podem ser vendidas na bolsa de valores. Seu principal objetivo é maximizar seus lucros e vendas, bem como sua participação no mercado.
- Empreendimentos conjuntos. Como a divisão entre empresas públicas e privadas não é tão simples, na maioria dos casos há uma terceira qualificação em que se descreve uma empresa, onde participam tanto o setor público quanto o privado. Além disso, o setor privado pode tomar a decisão de nacionalizar uma empresa privada; bem como o contrário, quando o setor privado decide privatizar uma empresa pública.
Dimensão das Empresas:
- Grandes empresas. Será determinado que uma empresa é grande quando tem grande capacidade tecnológica, potencial humano e quando seu capital é grande. Por ser uma empresa de grande porte, suas obrigações, suas necessidades de planeamento e organização serão maiores que nas demais.
- Médias empresas. Exigirão capacidades tecnológicas, mas em menor grau do que as grandes empresas. Potencial humano e uma quantidade significativa de capital também serão necessários.
- Pequenas empresas. Serão aqueles que, para desenvolver suas atividades económicas, não necessitam de grande quantidade de capital, ou potencial humano, bem como de grande capacidade em termos de sua tecnologia.
Caraterize as empresas, quanto à sua responsabilidade?
A responsabilidade social das empresas abrange todas as medidas e práticas adotadas por uma organização para diminuir o impacto de suas atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso vai além de questões econômicas e passa por diferentes questões sociais. Essas medidas espelham o compromisso que a empresa tem com o bem-estar social e com a sustentabilidade. Neste processo, são planejadas atividades, medidas e decisões que possam beneficiar as pessoas e o ambiente em que a empresa atua.
As empresas adotam práticas de responsabilidade social por diversos motivos:
- Integração com a comunidade: Buscam uma boa relação com a comunidade em que estão inseridas.
- Compromisso com os direitos humanos: Respeitam e promovem os direitos fundamentais das pessoas.
- Relações com parceiros comerciais, fornecedores e consumidores: Mantêm boas relações com todos os envolvidos.
- Preocupações ambientais globais: Trabalham para reduzir os danos à natureza.
É importante que as empresas sejam socialmente responsáveis, não apenas para sua própria imagem, mas também para contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente. A gestão ética e transparente é fundamental nesse compromisso.
