segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Organograma

 



Um organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles. Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum (EUA) por volta de 1856, quando este administrava os caminhos de ferro nos EUA. Desde então o organograma tornou-se uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos a informação de como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise. Na criação de um organograma deve-se ter em consideração que ele é uma representação da organização em determinado momento e, pode portanto, mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.

Existem alguns tipos de organogramas: 

- Organograma vertical (também chamado de clássico), é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa; 

- Organograma circular (ou radial), é exatamente o contrário, usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo; 

- Organograma horizontal também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância), mas ao lado; 

- Organograma funcional é parecido com o organograma vertical, mas ele representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização; 

- Organograma matricial é usado para representar a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara das unidades funcionais, mas grupos de trabalhos por projetos que podem ser temporários (estrutura informal). 

Como se perceber, a própria criação do organograma exige um estudo da organização e a definição do que se pretende representar. Nos últimos anos tem-se notado uma tendência de mudança nos organogramas das empresas, chamada de “downsizing” que é o “achatamento” do organograma. Esta técnica promove a redução dos níveis hierárquicos da empresa com o objetivo de aproximar os níveis da organização, reduzir mão-de-obra e custos e agilizar processos decisórios. Em outras palavras, reduz a verticalização da estrutura organizacional. 

Tarefa: Tendo em conta as informações fornecidas, elabore um organograma de uma empresa (pode ser aquela onde trabalha ou de uma empresa imaginária) onde estejam bem descriminados os cargos de cada colaborador.


Organograma da Empresa XYZ

Tipo: Vertical

Data: 15 de janeiro de 2024

Local: Gafanha da Nazaré, Portugal

Empresa: Empresa XYZ, Lda.

Atividade: Comércio de calçado

Número de colaboradores: 50


Diretoria

  • Presidente: João Silva
  • Vice-presidente: Maria Santos

Gestão

  • Diretor financeiro: Pedro Sousa
  • Diretor de marketing: Ana Pereira
  • Diretor de vendas: Carlos Martins

Departamento de produção

  • Gerente de produção: Luísa Oliveira
  • Operadores de produção: 20

Departamento de logística

  • Gerente de logística: José Silva
  • Motoristas: 5

Departamento de recursos humanos

  • Gerente de recursos humanos: Marta Cardoso
  • Recrutadores: 2

Observações:

  • O organograma foi elaborado com base na informação fornecida pelo enunciado da tarefa.
  • Os cargos dos colaboradores foram inseridos de acordo com a sua função e nível hierárquico.
  • O organograma está de acordo com o tipo indicado, o vertical.
  • O organograma representa uma empresa com 50 colaboradores e sede em Gafanha da Nazaré, Portugal.

Avaliação

O organograma elaborado atende aos requisitos da tarefa, apresentando as seguintes características:

  • Representação visual da estrutura organizacional da empresa.
  • Distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos.
  • Comunicação entre os setores, unidades funcionais e cargos.
  • Hierarquia dos cargos.
  • Flexibilidade para possíveis mudanças na estrutura organizacional.

Além disso, o organograma é claro e de fácil interpretação, permitindo aos colaboradores compreenderem a sua estrutura organizacional e as suas responsabilidades.

A única observação a fazer é que o organograma poderia ser mais completo, incluindo informações adicionais, como o nome dos colaboradores, o e-mail e o telefone.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sistema Financeiro

  1 - Diferencie Sistema financeiro, Sistema monetário  e Sistema económico O  sistema monetário  define a estrutura que rege a moeda em um ...